Setor patronal oferece 7,5% de reajuste e Sindetanol realizará assembleias - SINDETANOL

Setor patronal oferece 7,5% de reajuste e Sindetanol realizará assembleias

A diretoria do Sindetanol promoveu nesta sexta-feira (21), a terceira rodada de negociação da Campanha Salarial 2013-2014, dos trabalhadores nas usinas produtoras de Álcool/Etanol da região do Oeste Paulista. Após os representantes da bancada patronal apresentarem os argumentos que, segundo os empresários, impossibilitam outro posicionamento na questão econômica foi efetuada a proposta de reajuste de 7,5% para todas as faixas salariais.

Em contrapartida, mediante uma avaliação da situação atual dos trabalhadores da categoria, em especial em relação às reivindicações apresentadas na pauta de negociação principalmente em nível estadual, o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, destacou que, “a princípio esta proposta não atende as necessidades dos trabalhadores, além disso, em muitas regiões do estado de São Paulo, já foram fechadas negociações com reajustes salariais entre 8% e 8,5% e esta proposta pode não ser aceita em assembleia”. Porém, ressaltou Sobral, como sempre ocorre no trabalho representativo do sindicato, a decisão é dos trabalhadores, os quais darão a resposta final nas assembleias”.

Agora, diante da proposta patronal e da necessidade de levar aos trabalhadores o posicionamento dos empresários, a diretoria do Sindetanol vai agendar a realização das assembleias com os trabalhadores e colocará a oferta em votação, o que deverá ocorrer a partir da próxima semana.

As principais reivindicações da categoria são:

*Reajuste: Inflação do período (7,16 %) + 5 % aumento real
*PLR: 02 pisos normativos
*Fim da rotatividade da mão de obra
*Direito a qualificação e requalificação profissional
*Melhoria nas condições de saúde e segurança
*Igualdade de oportunidades