Sindetanol inicia assembleias da Campanha Salarial e Social 2017-2018 - SINDETANOL

Sindetanol inicia assembleias da Campanha Salarial e Social 2017-2018

A diretoria do Sindetanol, atendendo ao planejamento realizado com a Fequimfar e os demais sindicatos filiados à Federação, está realizando as assembleias da Campanha Salarial e Social 2017-2018 nas empresas. O objetivo é levar aos trabalhadores a pré-pauta de reivindicações que, posteriormente, será entregue aos representantes do setor patronal.
No Oeste Paulista, base territorial de representatividade do Sindetanol, os trabalhos desta fase da campanha foram iniciados na segunda-feira (27), na Usina Caeté, unidade Paulicéia (SP). Na terça-feira (28), os dirigentes do Sindetanol estiveram na Glencane Bioenergia S/A – Rio Vermelho, de Junqueirópolis (SP). Dando sequência aos contatos com os trabalhadores, na quarta-feira (29), a pré-pauta também foi discutida e aprovada na Usina Branco Peres, de Adamantina.
Na quinta-feira (30), quem recebeu e aprovou a pré-pauta, em assembleia, foram os trabalhadores da Bioenergia do Brasil S/A, de Lucélia (SP). Já na manhã desta sexta-feira (31), o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, o secretário geral, Antônio Mendes Neto, o tesoureiro geral, José Aparecido dos Santos e o diretor Jorge Francisco, foram na Usina Califórnia, em Parapuã.
Na ocasião, os trabalhadores da Califórnia receberam o Informativo do Sindetanol e Sobral apresentou um breve histórico das ações a serem realizadas durante toda a campanha. Também, em linhas gerais, ele abordou algumas questões políticas e econômicas existentes no país e os reflexos no dia a dia dos trabalhadores do setor de produção de álcool/etanol no estado de São Paulo.
Ao final da assembleia, os trabalhadores aprovaram a pré-pauta e o formato da condução das negociações pelo Sindetanol. “Não podemos perder tempo, temos que trabalhar juntos em torno destas reivindicações. Acreditamos que elas refletem nossas demandas e o que se vive hoje, tanto na empresa como fora dela. Como sempre, sabemos que nossa jornada não vai ser fácil. Porém, unidos, podemos mais e vamos em frente”, disse Sobral.
Na próxima semana, serão realizados novos contatos com trabalhadores, de acordo com o planejamento elaborado pela diretoria do Sindetanol, em função dos horários dos trabalhadores e as demais atividades sindicais.
É bom lembrar que, a pré-pauta de reivindicações foi aprovada no último dia 16 de março, no Seminário de Negociação Coletiva, em Praia Grande/SP. Neste momento, em um trabalho coordenado, ela está sendo apresentada para os trabalhadores em todo o estado de São Paulo com o intuito de se promover um diálogo à luz das realidades locais, visando sua aprovação.
Entre os destaques da pré-pauta estão: Reajuste: INPC/IBGE + 3% de aumento real, Piso (salário normativo): R$ 1.807,00, PLR: 2 salários normativos e a manutenção das demais cláusulas já conquistadas.