Trabalhador(a), PARABÉNS! - SINDETANOL

Trabalhador(a), PARABÉNS!

Neste sábado (1), é comemorado no Brasil e em diversos outros países o Dia do Trabalho ou, para alguns, o Dia do Trabalhador. A diretoria do Sindetanol, parabeniza os(as) trabalhadores(as) que transformam sonhos em realidade, em diferentes setores e nas mais diversas atividades profissionais de nossa categoria.

Por uma série de situações e em especial neste momento tão triste, por conta da pandemia do Coronavírus, Covid19 e suas variantes, que já resultaram na morte de milhares de pessoas, não podemos realizar atividades comemorativas, como já fizemos no passado os nossos tradicionais torneios de futebol e truco.

Porém, se por um lado estamos impedidos de promover encontros presenciais, mesmo com todas as dificuldades, continuamos nosso trabalho no sindicato. Estamos à disposição da categoria, visando garantir a representatividade de vocês.

Independente da designação desta data, o importante é fazer justiça e destacar quem realmente produz bens e serviços, fazendo de sua força de trabalho o diferencial para o desenvolvimento do país, ou seja, o(a) trabalhador(a).

Queremos ressaltar a figura do ser humano no processo de produção, e também olharmos este momento sob a perspectiva histórica e comemorativa. Nada é de graça na vida do trabalhador, tudo tem seu preço.

A comemoração de hoje teve origem em Paris, em 1889, em homenagem a uma manifestação de trabalhadores dos Estados Unidos, realizada em Chicago, em 1 de maio de 1886.

O 1 de maio, como um dos marcos do movimento trabalhista, tem característica reivindicatória, é fruto das demandas dos trabalhadores da época, além do reflexo da opressão e exploração. O contexto da vida do trabalhador sempre foi de luta.

Seja qual for a posição da qual você observa esta data é preciso reconhecer que, em muitos pontos, as questões presentes nesta história estão vivas há décadas e têm sua importância cada vez mais atual.

Hoje, relembramos ações desencadeadas no passado, a partir da mobilização de trabalhadores, para não esquecermos da força da união e mantermos viva a esperança de vivermos tempos melhores, mais justos e com menos desigualdades sociais.

OBS: Para fazermos memória, de parte de nossa jornada ao lado dos trabalhadores nesta data, resgatamos algumas imagens de um dos torneios realizado.

Saudações

A Diretoria