Químicos conquistam proposta de reajuste salarial com aumento real e manutenção da Convenção Coletiva até 2025 - SINDETANOL

Na manhã desta quarta-feira(18), lideranças da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e dos Sindicatos filiados estiveram reunidos para rodada de negociação com o setor patronal representado pelo Grupo CEAG-10 da FIESP.

A Campanha Salarial e Social dos Trabalhadores dos Setores Químico, Plástico e Fertilizantes do estado de São Paulo, cuja data-base é 1º de novembro, engloba cerca de 130 mil trabalhadores distribuídos nos segmentos químicos, plástico, petroquímicos, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

Como resultado da reunião, a Bancada dos Trabalhadores conquistou a seguinte proposta patronal:

Reajuste salarial: 100% do INPC* mais 1% de aumento real em todas as faixas salariais, inclusive nos Pisos Salariais.

Piso Salarial (Reajuste: INPC estimado atualmente em 4,38% + 1% = 5,42%)

Empresas com até 49 trabalhadores

Piso de R$ 2.084,53

Empresas com mais de 49 trabalhadores

Piso de R$ 2.138,25

PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados Reajuste: INPC estimado atualmente em 4,38% + 1% = 5,42%)

Empresas com até 49 trabalhadores

PLR de R$ 1.212,09

Empresas com mais de 49 trabalhadores

PLR de R$ 1.346,76

Conforme o presidente da FEQUIMFAR e Vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, “Os trabalhadores das indústrias do setor químico, plástico e fertilizantes conseguiram importante avanço nas cláusulas econômicas deste ano. Pela primeira vez desde 2014, conquistamos proposta patronal de reajuste de 100% do INPC mais 1% de aumento real nos salários, no Piso e na PLR. Além disso, manutenção das cláusulas sociais até 2025 e exercício das negociações coletivas durante toda vigência da Convenção Coletiva de Trabalho.”

Para o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, a conquista desta proposta mostra a seriedade do trabalho realizado pela Fequimfar e os sindicatos filiados à ela, de forma que a realidade do setor foi o ponto de partida das negociações, que se mostraram positivas para a categoria.

“É uma conquista da união de ideias e transparência do setor químico, que possibilitou mostrar aos representantes das empresas, de maneira clara, a necessidade de atender os pleitos apresentados na pauta”, afirmou Sobral.

Texto: Com informações de Amanda de Paula/AI/Fequimfar

Fotos: Amanda de Paula/AI/Fequimfar