Representantes do Sindetanol participam do 3º Congresso Nacional da SNQ - SINDETANOL

Representantes do Sindetanol participam do 3º Congresso Nacional da SNQ

Os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Presidente Prudente e Região (Sindetanol), José Aparecido dos Santos I, Pedro Neto do Nascimento e Caio Alex Gonçalves, participaram no dia 24 e 25 de Março do 3º Congresso Nacional da SNQ - Força Química (Secretaria Nacional dos Setores Químicos da Força Sindical, realizado no auditório da Colônia de Férias dos Borracheiros, em Praia Grande, no litoral sul do estado de São Paulo).

Durante o encontro, que teve a presença de dirigentes e lideranças sindicais de várias regiões do país, foram apresentadas palestras e discutidos temas ligados ao momento político e econômico em que se encontra o Brasil e também sobre o fortalecimento do setor químico. Os trabalhos realizados contaram ainda com a participação do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Na abertura do congresso o responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED/SP do DIEESE/SEADE, Sérgio Mendonça, proferiu a palestra “Conjuntura Política e Econômica do Brasil” abordando diversos aspectos desta temática. Na segunda etapa do evento, já no período da tarde, foi realizada a plenária “Fortalecimento do Ramo Químico na Força (Documento Base)”.

Já, no segundo e último dia do encontro nacional, foi realizada a palestra sobre a CNTQ, “Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química”, pelo presidente da entidade Antonio Silvan Oliveira, o presidente da ICEM - Federação Internacional de Trabalhadores da Indústria Química, Energia e Minas em Geral, Marcos Antonio da Silva Bernúcio, também palestrou sobre a organização. Também foi realizada a apresentação das resoluções e o processo de eleitoral, sendo encerrado o congresso com um almoço para os participantes.

Para o tesoureiro geral do Sindetanol, José Aparecido dos Santos I, a participação do sindicato em encontros desta natureza é fundamental para que os dirigentes possam acompanhar de perto as mobilizações, atualidades e ações desencadeadas em nível nacional. “Participando de congressos, seminários e atividades do gênero, conseguimos manter atualizadas as nossas práticas sindicais, com resultados positivos para os trabalhadores representados por nós”, destacou José Aparecido.

SERVIÇO: Veja alguns momentos do evento na galeria de imagens.