Campanha salarial: negociações não avançam e trabalhadores se mobilizam - SINDETANOL

Campanha salarial: negociações não avançam e trabalhadores se mobilizam

O Sindetanol, como representante de cerca de 5.000 trabalhadores do setor sucroenergético no Oeste Paulista, esta realizando as reuniões da campanha salarial deste ano. O objetivo é dialogar com os representantes das empresas e procurar atender as reivindicações da pauta que, entre outras questões, contempla o reajuste salarial.

Contando com a reunião realizada na última sexta-feira (15), já foram realizadas quatro reuniões e nada ficou decidido. Para se ter uma idéia, na reunião de sexta-feira, os representantes patronais ofereceram um reajuste salarial de apenas 5,5%, um valor irrisório frente à solicitação dos trabalhadores.

O que se nota é uma grande diferença entre a reivindicação dos trabalhadores e a oferta do setor patronal e isso, certamente, inviabiliza qualquer acordo. É lamentável, pois, com data base no dia 1º de maio, e em pleno período de produção, os trabalhadores não podem ficar a mercê dos interesses dos empresários.

Como sempre, o diálogo foi aberto e mostramos a realidade dos trabalhadores, mas a cada reunião surgiram novos impasses e agora não dá mais para esperar a tal boa vontade patronal. As posições contrárias, por parte dos empresários, emperraram as negociações e infelizmente sinalizam para a tomada de um posicionamento diferente por parte do Sindetanol.

A categoria já esta de prontidão e se necessário, realizaremos mobilizações contra a arbitrariedade e o descaso em relação às necessidades dos trabalhadores. Sim, é isso mesmo, mais uma vez, conforme previsto na legislação trabalhista, usaremos as ferramentas legais para conquistarmos os nossos objetivos e se a opção for pelas paralisações, tenham a certeza de que as realizaremos.

Na próxima quinta-feira (21), teremos a quinta reunião com os representantes dos empresários. Sinceramente, esperamos que tenhamos mais sucesso e que as necessidades dos trabalhadores sejam respeitadas e atendidas a contento. Caso contrário, não nos restará alternativa e tomaremos outro posicionamento dentro da esfera legal.