Fequimfar discute cláusulas sobre gênero, raça e etnia - SINDETANOL

Fequimfar discute cláusulas sobre gênero, raça e etnia

Dirigentes e lideranças sindicais que representam os mais de 115 mil trabalhadores e trabalhadoras do setor industrial químico, no estado de São Paulo, representados pela FEQUIMFAR e seus 33 Sindicatos, realizaram a 1ª rodada de negociação com o setor patronal (Grupo CEAG-10 da FIESP)
Para dar continuidade à campanha salarial e social do setor químico, lideranças da FEQUIMFAR e dos Sindicatos filiados estiveram reunidos ontem (09-10), com representantes do setor patronal, do Grupo CEAG-10 da FIESP, na sede da Força Sindical. Na pauta da rodada de negociação estiveram as cláusulas sobre gênero, raça e etnia.

Para o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite, foram conquistados importantes avanços na cláusula que trata da criação de uma comissão paritária que terá o objetivo de tratar e deliberar assuntos relacionados a gênero, raça e etnia, que servirão de forma preventiva à classe trabalhadora e deverá gerir problemas internos já existentes. Leite ainda destacou que, na próxima rodada também será apresentada uma proposta de redação de cláusula sobre união estável de pessoas do mesmo sexo.

Segundo o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, todo avanço que promova a discussão e ação, nas questões de gênero, raça e etnia, é bem-vindo, pois estes temas vão ao encontro da luta da classe trabalhadora em busca de igualdade e justiça social.

A data base da categoria é 1º de novembro e conforme informações do Tesoureiro da Fequimfar, Jurandir Pedro de Souza, “este mês, a FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados realizarão uma série de manifestações em todo o estado de São Paulo, nas portas das empresas, pela campanha salarial e social do setor industrial químico.”

A FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de SP) e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 115 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

Próxima rodada de negociação

A próxima reunião entre as bancadas dos trabalhadores e patronal será no dia 24/10, às 14h, na sede da Força Sindical, quando serão tratadas as cláusulas novas e também aquelas referentes à saúde e segurança do trabalhador e sociais.

Fonte: Departamento de Imprensa da Fequimfar